OAB/RJ 144.381
CRC/RJ 124.463
CNPC 455
TJRJ/SEJUD 4570
CNAI 4956
TRT/RJ - E-Cage
JFRJ - AJG
Contabilista e o Novo CPC
​
Além das inovações referentes à perícia, uma das maiores novidades trazidas pelo novo Código de Processo Civil (Lei 13.105, de março de 2015) no que se refere ao setor contábil foi a inclusão do contabilista como auxiliar da Justiça. ( Artigo 149 CPC/2015).
​
​
eSocial
O eSocial é um projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados, sendo obrigatório a todas as empresas a partir de janeiro de 2018.
INSS
Quem, entre 1999 e 2009, se aposentou por invalidez, recebeu auxílio-doença ou pensão por morte teve o valor do benefício achatado.
Em vez de desconsiderar os 20% menores salários de contribuição, o INSS fez o cálculo, erroneamente, levando em conta todos os valores pagos durante a vida profissional desses segurados, o que reduziu a quantia a receber.
FGTS
O rendimento do trabalhador brasileiro aplicado ao FGTS deixou de ser corrigido corretamente desde 1999, quando a Taxa Referencial (TR), índice de correção monetária das contas do FGTS, passou a ser reduzida gradativamente e chegou a zero em 2012, deixando o dinheiro parado, sem correção.
Diante do erro, todos os trabalhadores que tiverem algum saldo em seu FGTS ou que tiveram entre 1999 e 2013, aposentados ou não, têm o direito de requerer a revisão judicial dos cálculos, a fim de reaver suas perdas, que podem chegar a quase 90% do valor.
Mais FGTS
A aposentadoria espontânea não é causa de rompimento do contrato de trabalho ( OJ 361 da SDI-1do TST). Assim, ao ser dispensado imotivadamente, o empregado tem direito à multa de 40% do FGTS sobre a totalidade dos depósitos efetuados durante o pacto de trabalho.
Aposentadoria Especial para Servidor
O STF ao editar a Súmula Vinculante 33 garantiu aos servidores que exercem suas atividades em ambientes insalubres e perigosos o direito a aposentadoria especial com as mesmas regras aplicadas aos beneficiários do INSS.
Data-Base
O empregado dispensado, sem justa causa, no período de 30 (trinta) dias que antecede a data de sua correção salarial, terá direito à indenização adicional equivalente a um salário mensal. ( Art 9 da Lei 7238/84)
Abandono de Emprego e Multa
Mesmo que o empregado abandone o emprego, morra ou simplesmente desapareça, o empregador tem obrigação de mandar telegrama solicitando seu retorno e consignar o pagamento da rescisão e a entrega das guias em até 10 dias, sob pena do pagamento de multa em favor do empregado no valor de um salário mensal. ( Art 477 CLT).
​
​
​
​
Diferenças Filosóficas
Pergunta: Quantas semanas tem um mês?
Resposta:
Leigo: 4
Estudante Desconfiado: 4 ou 5 depende do mês
Economista: 4,34 = 365 dias / 12 meses / 7 dias
Contador: 4,28 = 30 dias (mês comercial) / 7 dias
Empresário: Por que?? Você já quer faltar???
Empregado: 3 dias para sexta-feira!
Perito: Quesito prejudicado frente a ausência de informação quanto ao tipo de calendário, cabendo salientar a existência de pelo menos oito tipos a saber: Gregoriano, Chinês, Juliano, Judaico, Etíope, Islâmico, Juche e Maia.